sexta-feira, 20 de julho de 2012

Veja as regras contratuais da NBA

Aqui está algumas informações para quem não entende ou quer descobrir como funciona as regras  contratuais na NBA, aqui vai estar os principais tipos de troca da liga.


CONCEITOS BÁSICOS
CBA: Em inglês: Collective Bargaining Agreement. É o acordo coletivo de trabalho entre a NBA e o sindicato dos jogadores. É este documento que estabelece as diretrizes financeiras da liga, os salários-base e os índices de aumento.


A atual CBA foi firmada em 2005 e que expiraria em 2012, foi encontrado com um novo acordo. Em 1999, quando vimos a suspensão da liga, foi por conta de desentendimento entre a NBA e sindicato, mais recentemente tivemos a atual temporada começando apenas no final de dezembro com 66 jogos de cada time, também por desentendimento entre a NBA e o sindicato.


BRI (Basketball Related Income): É a verba que os times arrecadam proveniente do basquete (de tudo o que é relacionado com o esporte).


Salary Cap (teto salarial): É o “Diabão” mais temido dos times da NBA. Serve pra evitar que times dêem muitos contratos milionários para vários jogadores, tornando a liga mais parelha. Funciona assim:


Todo mês de julho a liga calcula o BRI e os ganhos projetados para a próxima temporada. Depois, pega uma determinada porcentagem do BRI (que varia a cada ano) subtraem os ganhos previstos e fazem ajustes de acordo com o BRI da temporada passada, se estava de acordo ou não com as previsões. Depois divide o número pelo número de times (sem considerar os em expansão nos primeiros 2 anos) e chega ao número do CAP. Por conta do BRI aumentar de uma temporada para outra, o CAP aumenta proporcionalmente todo ano, até o ano em que é realizada uma nova CBA e novos valores são acordados. Os times que passam muito do CAP pagam a Luxury Tax (ver abaixo), e os que gastam pouco tem que chegar a pelo menos 75% do CAP, se não o fizer, o time é multado e a parcela não gasta vai para os jogadores no fim da temporada. Esta última medida visa evitar que os times não contratem jogadores, o que seria desinteressante para o sindicato.


Para simplificar, a fórmula do Teto Salarial seria: % do BRI daquele ano - ganhos projetados para o ano = número que sofre ajustes de acordo com a previsão do BRI do ano anterior e o verdadeiro valor. Após os ajustes, este número é dividido pelo número de times, excluindo aqueles em expansão que estejam nos dois primeiros anos.


Luxury Tax: Taxa pre-determinada em que o time paga dólar por dólar a quantia que excede (se passa 1 milhão, paga 2).


É calculada assim: 61% do BRI - ganhos pre-determinados do projeto (112 milhões em 2005, aumentando ano a ano) dividido pelo numero de times (menos os times novos que estejam nos 2 primeiros anos de existência) = o nível da taxa.


Qualquer time que ultrapasse o nível da taxa, tem que pagar a multa. Um dólar para dólar que o time passa.


O dinheiro que os times acima da taxa pagam vai pros cofres dos outros times que estão abaixo, de maneira igual entre todos eles. Uma parte vai para os cofres da liga. Serve para desestimular times que passam muito do teto salarial para tentar obter alguma vantagem.
Logo oficial da NBA

Free Agent: 
Tradução literal: agente livre. É o jogador sem contrato. Existem dois tipos de FA: Restricted e Unrestricted. Quando ele é restricted, o time pelo qual o jogador joga ou jogou pela última vez tem o direito de cobrir qualquer oferta que ele receba, forçando-o a voltar para seu time caso isso aconteça. Acontece com calouros, ao término do primeiro contrato deles.                                                           


Quando é unrestricted, pode fazer o que quiser, e o time de origem não tem direito de igualar a oferta.


CONTRATOS
Mnimo: É o contrato minimo que um jogador da NBA pode receber. Ele varia dependendo do tempo que este jogador está na liga. Se é um calouro, é algo em torno de 427.000 dólares. Se tiver 10 anos ou mais de experiência, algo em torno de 1.4 milhão. Este salário aumenta ano a ano.


Máximo: Salário máximo que o jogador pode ter. Varia de 12 milhões para calouros a 17.5 milhões para jogadores com mais de 10 anos de liga. Esse é o máximo salário INICIAL do contrato, podendo crescer com o passar do tempo. Geralmente contratos assim são de 120-130 milhões por 6 anos, com aumento ano a ano.


Larry Bird Exception (ou Bird Rights): Se um time está acima do limite salarial, e tem um free agent, pode dar um contrato a ele, mesmo passando do limite, se tiver seus Bird Rights. 


Geralmente os times tem estes bird rights, e podem dar um contrato novo mesmo estando acima do CAP. Para um time ter os bird rights do jogador ele deve ter jogado 3 anos com o time sem ter trocado de equipe ou ter sido dispensado. Se o jogador for trocado, os bird rights vão junto para seu novo time poder renovar seu contrato quando este terminar. Esta regra é conhecida como Larry Bird exception pois a primeira vez que esta excessão foi cedida foi com o Boston Celtics, para que pudesse renovar com Larry Bird.


Existem algumas exceções. Se o jogador foi escolha de primeiro round do draft e o time não escolheu deixar o jogador sob contrato para sua quarta temporada, ele só pode receber o equivalente ao que deveria ter recebido no contrato original. Isso impede times de darem mais dinheiro ao jogador que ainda nao cumpriu seu contrato de calouro. A partir de 10 de Janeiro de todo ano, o valor desta exceção começa a cair.


Early Bird Exception: Semelhante a anterior, mas o time só pode re-assinar o jogador por 175% a mais do que o contrato original


NON-Bird Exception: Se o jogador não tem 3 anos com o time, pode ter um novo contrato com até 120% a mais do valor do original, e aumentos de 8% ao ano.


Mid-Level Salary Exception(MLE): A mais famosa e mais poderosa das exceções. Permite ao time assinar jogadores pelo salário médio da NBA. Pelas regras de CAP, o salário médio sempre acaba sendo parecido. Como o CAP aumenta de ano a ano, a MLE também aumenta, em torno de 175% ao ano. Esta temporada deve ser algo em torno de 6 milhões, com aumentos de 8% ao ano, podendo dar um contrato de 5 anos ao jogador. O time também pode dividir a MLE, entre vários jogadores, desde que a soma dos contratos não ultrapasse o limite daquele ano.


BI-Annual Exception: O time pode dar um contrato a um jogador valendo em torno de 1.75 milhões. Essa exception aumenta a cada ano, mas o time não pode usá-la por dois anos seguidos. 


Rookie Exception: Times podem usar esta exception para contratar jogadores que draftaram, mesmo estando acima do CAP. Permite aos times dar aos calouros novos contratos, dignos de sua produção, sem ter que dispensar outros jogadores para tanto.


Traded Player Exception: Um jogador pode valer mais em uma eventual troca, se tiver a Traded Player Exception. Isto serve para desencorajar times a pegar certos jogadores, para que eles não ganhem mais salário do que trocam.


Para entender melhor este contrato, fica mais fácil colocar um exemplo. Um jogador A, do time 1, ganha 5 milhões por ano. Se ele for trocado para o time B, ainda ganhará 5 milhões, mas o peso dele no teto salarial pode ser, por exemplo, de 10 milhões. Jogadores buscam este tipo de contrato quando querem alguma garantia de permanência.


Disabled Player's exception: Se um jogador está fora da temporada, tendo se machucado entre 1° de Julho e 30 de Novembro, ou estando fora da temporada seguinte tendo se machucado após 30 de Novembro, ou no caso da morte de um jogador, o time ganha uma exceção na folha de pagamentos para contratar um jogador para substituir. Se o jogador se machucou entre 1/7 e 30/11, o time tem 45 dias para usar a exceção. Se foi depois, tem até 1/10 do outro ano. Ela vale metade do salário do jogador desativado.


TROCAS


Troca Padrão: É o tipo de troca simples. Os times podem trocar jogadores entre si, desde que tenham espaço no Teto Salarial para tanto, ou, caso não tenham, a diferença da soma de salários que cada time envia não ultrapasse 12.5%.


Sign and Trade: Geralmente quando o jogador é Restricted Free Agent e quer ir embora, ou é Unrestricted mas quer ajudar seu antigo time, é feita uma Sign and Trade. O time que quer o jogador FA manda alguém para o time ao qual o FA "Pertence", já esse time assina um contrato com o jogador e imediatamente troca ele. O contrato deve ter no mínimo 3 anos, com o primeiro sendo garantido.


Isto acontece quando um calouro quer sair ao término de seu contrato, mas o time de origem ameaça cobrir qualquer oferta para não deixa-lo sair “de graça”. É feita uma Sign and Trade, para que o time de origem receba algo.


A mais recente discussão, abriu espaço no elenco de cada equipe, antes poderiam ser 12 jogadores, mas o vice presidente da NBA, Stu Jackson afirmou que agora poderá se ter 13 jogadores no elenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário